Verificação
Outro ponto indicado pela Frente Ampla é sobre a auditagem da urna eletrônica, destinada aos votos online dos estudantes.
Tanto no primeiro turno como agora, no segundo, a urna eletrônica foi auditada por técnicos e profissionais da Universidade Federal das Ciências da Saúde de Porto Alegre.
Esta auditoria, assim como no primeiro turno, foi realizada de imediato. São os votos online e os presenciais, contados e recontados na presença de todos.
Em seguida
As auditorias dos dois turnos já foram feitas. É um procedimento técnico s8mples, pois verifica a inviolabilidade do sistema. O seu resultado deve ter sido encaminhado para a Junta Eleitoral na madrugada do dia 19.
A apuração dos votos online acabou por volta das 22h do dia 18. O resultado da auditoria feita deve ter chegado perto das 4h da madrugada do dia 20.
Processo
O desejo pela realização da auditoria seria pela possível identificação de uma, duas ou mais pessoas que tenham votado errado, em duplicidade. O que poderia mudar o resultado da eleição.
Para que uma urna seja anulada, tem que ser constatado o mínimo de 3% de falhas.
Na urna online, para estudantes, foram feitos mais de 7 mil votos. Teriam de ser identificados, no mínimo, 210 votos irregulares o que é pouco provável.