Atual legislatura da Câmara de Vereadores de Canguçu (2021/2024), não deverá encontrar, no Brasil, concorrência e/ou fatos similares em torno do comportamento de seus integrantes. Dentro e fora do plenário. Infelizmente a generalização se faz necessária.
Cargo
O vereador Xico Vilela, eleito pelo Partido Progressistas(PP) e hoje no Partido Liberal (PL) é um dos casos. Vilela, na Mesa Diretora, é o primeiro vice- presidente.
Moda
Três são, no mínimo, as suas manifestações, em sessões plenárias, com direcionamento homofóbico e/ou racista. No primeiro, implicou e criticou as calças justas usadas pelo governador Eduardo Leite(PSDB).
Pele
Nos dois casos seguintes, temas racistas e ofensivos. No primeiro, afirmou, em comentário com outro vereador, que uma mulher negra que estava na assistência, não podia ser mais “p…” do que era. Também identificou sua origem familiar.
Pele 2
O caso alcançou forte repercussão. A Comissão Processante foi instalada na Câmara e a cassação de seu mandato solicitada. Cumpridos os trâmites, em votação em plenário, Xico Vilela, então no PP, foi absolvido por maioria.
De novo
No segundo caso, em nova manifestação na Câmara, Xico Vilela afirmou que “essa negrada” só sabe viver com dinheiro do governo, em alusão ao pagamento e recebimento do Bolsa Família.
Desgosto
Cidadão e servidor municipal Gildomar Batalha, não gostou. Encaminhou representação à Câmara, nova Comissão Processante instalada e o caso iniciou sua tramitação.
Esperado
Cumpridos os trâmites, a Comissão Processante concluiu seus trabalhos e indicou a cassação de seu mandato, o que dependeria de votação em plenário. Só que aí…
Surpresa
… quando a sessão de votação do pedido de cassação deveria ser marcada, o presidente Sílvio Neutzling(MDB), apresentou atestado médico e pedido de licença do cargo e mandato. Então, assume o primeiro vice.
Eu
Só que, coincidência ou não, o primeiro vice é… Xico Vilela, agora no PL. E, como presidente, não marcou a sessão para a votação do pedido de cassação do seu mandato. De ofício, determinou o arquivamento.
Presente
MDB e PL estão coligados na disputa pela prefeitura de Canguçu. Coincidência ou não, os partidos de Neutzling e Vilela. Coincidência ou não, na convenção do MDB no sábado, Neutzling acompanhou todos os trabalhos.
Orientação
O cidadão Gildomar Batalha, aquele que ofereceu a denúncia contra Xico Vilela (PL), não gostou. Foi ao Ministério Público para saber o que fazer. A resposta é de que a decisão deve se dar no âmbito da Câmara.