Realidade
Depois de ter sido chamado de “Capitão do Mato”, quando chegava na Câmara, vereador César Brisolara (PSB), é alvo de mais um ataque explícito de cunho racial.
Postado na rede WhatsApp e desdobramentos paralelos, áudio de uma candidata a vereadora pelo PSDB. Ela está identificada.
Na sua fala, ela chama Cesinha de “nego sujo da Guabiroba que me denunciou, que não faz nada e se apropria de obras”.
Desabafo
Cesinha falou sobre o caso a partir das 10h22min da sessão de hoje na Câmara. Comentou as injustiças feitas contra as pessoas negras em Pelotas e apontou o desejo de muitos em calá-lo.
“Não vou deixar de denunciar, de revoltar e lutar contra o racismo e a injúria racial. Fazem também comentários covardes. O racismo velado é o pior, não dá condições de lutar contra”, disse na tribuna.
Emocionado e voz embargada, Cesinha afirmou que “isso dói, é um câncer que corrói, que não tem nenhuma restrição de fazer isso contra um negro parlamentar, um negro servente, um pedreiro, um cuidador de carro”.
Lembrou ainda que a riqueza de Pelotas foi forjada pelo trabalho braçal dos negros e não se tem o mínimo de consideração.
Para ele, são ataques covardes e que, quando os negros respondem, são violentos, agressivos e sem capacidade de fazer debate.
Desdobramentos
A pessoa que postou o áudio racista contra o vereador Cesinha é candidata à vereadora pelo PSDB. O partido, através de manifestação oficial encaminhada à ele, hipotecou solidariedade. Cesinhq espera que o caso seja encaminhado à sua Comissão de Ética.
Também registrou um Boletim de Ocorrência na Polícia Civil, para as devidas apurações. Haverá, ainda, o encaminhamento de processo no Poder Judiciário.