Oficial
Talvez a última postagem de hoje envolvendo a Consulta Informal da UFPel. Tema está e segue rendendo. Trata agora da atuação de sua equipe de Tecnologia da Informação, vinculada à Superintendência de Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação no processo.
São muitas explicações e ponderações técnicas. A maioria referente a participação dos alunos. Estes tiveram quatro urnas para votação, sendo três presenciais e uma online.
É dito: “Esta urna online foi implementada através do sistema Urna UFCSPA que utilizou, como requisito, o usuário e a senha do sistema Cobalto para garantir a autenticidade do aluno votante (mesma senha utilizada nos diversos sistemas na UFPel, tais como: e-aula, rede sem fio, webconf e etc)”.
Mais: “Contudo, a lista para a urna online precisava ter apenas aqueles estudantes que tinham login e senha cadastrados no sistema Cobalto. Estudantes que não possuíam esse requisito, ou seja, não faziam acesso aos sistemas da UFPel, não poderiam igualmente utilizar o sistema de votação na urna online”.
São oferecidas explicações sobre a diferença entre os números de estudantes online no primeiro e segundo turnos. Aponta que tais procedimentos foram tratados com a Junta Eleitoral, registrados através de e-mails.
Escrito: “É importante frisar que não há que se falar em erro neste procedimento. Nenhum aluno que estivesse habilitado a votar online no sistema Urna UFCSPA foi excluído. Tecnicamente somente poderiam estar nesta linha alunos que possuíam usuário e senha cadastradas no momento da geração da lista de eleitores”.