Coincidência ou não, após as novas publicações do Espeto sobre a Consulta Informal para a Reitoria da UFPel, pós 17h de hoje, é divulgado Comunicado da Comissão Eleitoral Organizadora (COE) e da Junta Eleitoral (JE).
Esclarecimentos
Em três parágrafos, sendo que no item 1, tem quatro adendos, as duas entidades – ADUFPel e ASUFPel – colocam suas posições sobre o processo. Pelo entendido até agora, é a primeira publicação oficial.
Sim
Apontam esforço conciliatório para garantir a plena participação na Consulta Informal. Informam que após reuniões realizadas em 8/7, 17/7 e 22/7, entre as três entidades (estudantes, técnicos e docentes), atendeu a todas as reivindicações apresentadas pelo Conselho das Entidades de (CEB) para que a representação estudantil retomasse sua participação no processo. Em quatro itens, letras A, B, C e D, as indicam.
Temor
No item 2 as duas entidades observam com preocupação a atitude do CEB em não apresentar de imediato na reunião de 22/7, os nomes para compor a COE e a Junta. Indicam que estes nomes já foram escolhidos em reunião do CEB no dia 15/6.
Igualdade
No terceiro e último parágrafo, o Comunicado afirma que apenas no processo da Consulta Informal está garantido o voto paritário de todos os eleitores (estudantes, técnicos e professores), diferentemente da votação no Conselho Universitário (CONSUN), espaço em que vigora a regra do 70% (professores) e 30%, sendo 15% para discentes e 15% para os técnicos.
Risco
Finaliza o Comunicado: “Portanto, a não realização da Consulta Informal coloca a UFPel sob o risco de ser gerida. novamente, por reitor(a) não eleito(a) pela sua comunidade. A quem interessa eleição apenas no Consun?”