Final de tarde promete ser agitado na sede do Diretório Central de Estudantes (DCE), Nesta terça-feira. Estudantes convocaram os representantes das três chapas inscritas na Consulta Informal, para a disputa pela Reitoria. Início marcado para às 17h, na rua Três de Maio, 665.
Bronca
Segue o descontentamento dos alunos, representados pelo Conselho de Entidades de Base(CEB), com a postura assumida pela Associação dos Docentes (ADUFPel) e de Servidores (ASUFPel), em relação a organização e participação na Consulta.
Posição
Alunos querem participação plena. A convocação das três chapas será para que suas propostas sejam apresentadas. Em caso de rejeição, uma outra consulta, feita somente pelos alunos não está descartada.
Documento
Tem oito páginas, com vários parágrafos e itens, o mais recente manifesto divulgado pelo Conselho de Entidades de Base. É a posição mais dura, clara e direcionada até agora feita.
Indireto
Além de bem colocada análise de fatos anteriores, o Manifesto, em seus itens 1, 2 e 3, denunciam agressões verbais, ofensas e ameaças de processo judicial. Sem citar seu nome, um dos alvos é o presidente da Associação dos Docentes, professor Carlos Mauch.
Antes
Reunião da Comissão Eleitoral, dia 8 de julho. Debatem e oferecem resposta ao CEB sobre a Carta Aberta divulgada. Fala no prazo de 30 dias para a campanha, garantia de participação de alunos matriculados, metodologia e votação por urna eletrônica ou voto em papel. E convocam nova reunião para quarta-feira, dia 17, 17h, na sede da ADUFPel.
E agora, José?
O desafio está feito. Quem terá mais força? Os estudantes, com a reunião marcada para hoje ou as outras duas entidades, com a reunião marcada para amanhã?