No debate realizado ao final da tarde de sexta-feira, entre os candidatos à reitor da UFPel, o ex-reitor Pedro Curi Hallal, foi criticado pela candidata Julieta Fripp (nome não citado por ele), da chapa Frente Ampla.
Hallal envia ao Espeto, um texto que denomina Direito de Resposta Atípico. Nele, faz sua análise sobre o que aconteceu e coloca sua posição referente ao tema.
Abaixo, a transcrição na íntegra, com a devida autorização do missivista.
Direito de Resposta Atípico
Nas últimas eleições para o governo do Estado do Rio Grande do Sul, fui sistematicamente citado em debates pelo candidato bolsonarista Onyx Lorenzoni, sem que eu tivesse a oportunidade de me defender. Lembro das inúmeras manifestações de repúdio que pessoas e instituições ligadas ao campo democrático fizeram naquela época, condenando a prática covarde do candidato de me atacar sem que eu tivesse o direito a responder. Eis que ontem (dia 23 de agosto de 2024), a prática covarde se repetiu. Foi no debate da Universidade Federal de Pelotas. Inspirada em Onyx Lorenzoni, a candidata de oposição também me citou de maneira negativa sem que eu pudesse me defender.
Felizmente, em ambas as oportunidades, eu pude me defender no dia seguinte, tendo ao meu lado a verdade, a liberdade de expressão e a boa imprensa. Talvez a candidata tenha se confundido temporalmente. Durante a nossa gestão, todos os processos de prestação de contas junto à CGU, TCU e MPF foram aprovados, diferentemente do ocorrido na gestão da qual a candidata fez parte. Durante a nossa gestão, na qual até denúncias falsas foram fabricadas para nos desgastar, os agentes públicos foram inocentados em todos os processos movidos contra nós.
Mas já que o tema corrupção parece estar em debate nas eleições da UFPel, gostaria de levantar algumas dúvidas:
1) Algum candidato participou de gestão na UFPel que ficou marcada por um escândalo de bolsas na Fundação de Apoio?
2) Algum candidato teve parente de primeiro grau recebendo auxílio emergencial indevidamente durante a pandemia de Covid-19?
3) Algum candidato já utilizou, sem autorização, recursos da Justiça Federal que eram exclusivos para compra de medicamentos de pacientes com câncer?
4) Algum candidato, que fazia parte da gestão anterior, me procurou se oferecendo para permanecer no cargo na nossa gestão, dispondo-se a trair o Reitor da época, e se oferecendo até para ir a mídia expor a bagunça das contas do órgão que geria na época?
Pedro Curi Hallal – Ex-Reitor da UFPel (2017-2020)
NOTA: Espeto à disposição para publicar o que entender a Chapa Frente Ampla. Material deve ser enviado por escrito, para que não ocorram questionamentos posteriores.
Cuidado, pessoal!
Quem atira para os lados, sem muito refletir, arrisca-se a acertar os seus próprios. Não esqueçamos que algumas criaturas (que têm habilidade de cair sempre para cima) foram peças-chaves em ambas as gestões, ora no planejamento, ora nos gabinetes.
Muita calma, portanto.