Aleluia

Municípios da zona sul voltam a ter notícias sobre a situação do Polo Rodoviário de Pelotas, após longa estagnação.

Integrantes do Plenário do Tribunal de Contas da União (TCU), decidiram, por unanimidade, na tarde desta quarta-feira, encaminhar determinação para que a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) apresente, em até 90 dias, um cronograma detalhado para a nova licitação da Polo Pelotas.

Ministro Augusto Nardes participou da sessão de ontem do TCU. Foto: Lucian Brum

Sob responsabilidade da Ecosul, o Polo Pelotas engloba as BRs-116 e 392 e sua licitação original é de 1996 e finda em março de 2026. Hoje, os trechos Guaíba/Pelotas e Pelotas/Rio Grande seguem sendo duplicados, exclusivamente com recursos federais.

Daniel Trzeciak considera a decisão do TCU como uma vitória já que a Metade Sul paga seu atraso econômico também em função das altas tarifas cobradas.

Parlamentar vê decisão como vitória. Foto: Lucian Brum

A tarifa é de R$19,60 para passagens simples. O próximo reajuste ocorrerá a partir de primeiro de janeiro de 2025. A projeção indica valor perto dos R$23,00.

A representação ao Tribunal de Contas da União, foi feita pelos deputados federais Daniel Trzeciak (PSDB), Afonso Hamm(PP) e Alexandre Lindenmeyer((PT) e pelo prefeito do Rio Grande, Fábio Branco(MDB).

A representação teve por base o exorbitante reajuste ocorrido a partir de janeiro deste ano e também em função do resultado de auditorias, onde ficou evidenciada a prática de superfaturamento nos valores.

Espalhe a notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PNFPB Install PWA using share icon

For IOS and IPAD browsers, Install PWA using add to home screen in ios safari browser or add to dock option in macos safari browser