Aleluia
Municípios da zona sul voltam a ter notícias sobre a situação do Polo Rodoviário de Pelotas, após longa estagnação.
Integrantes do Plenário do Tribunal de Contas da União (TCU), decidiram, por unanimidade, na tarde desta quarta-feira, encaminhar determinação para que a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) apresente, em até 90 dias, um cronograma detalhado para a nova licitação da Polo Pelotas.
Sob responsabilidade da Ecosul, o Polo Pelotas engloba as BRs-116 e 392 e sua licitação original é de 1996 e finda em março de 2026. Hoje, os trechos Guaíba/Pelotas e Pelotas/Rio Grande seguem sendo duplicados, exclusivamente com recursos federais.
Daniel Trzeciak considera a decisão do TCU como uma vitória já que a Metade Sul paga seu atraso econômico também em função das altas tarifas cobradas.
A tarifa é de R$19,60 para passagens simples. O próximo reajuste ocorrerá a partir de primeiro de janeiro de 2025. A projeção indica valor perto dos R$23,00.
A representação ao Tribunal de Contas da União, foi feita pelos deputados federais Daniel Trzeciak (PSDB), Afonso Hamm(PP) e Alexandre Lindenmeyer((PT) e pelo prefeito do Rio Grande, Fábio Branco(MDB).
A representação teve por base o exorbitante reajuste ocorrido a partir de janeiro deste ano e também em função do resultado de auditorias, onde ficou evidenciada a prática de superfaturamento nos valores.