Tanque

Reunião a partir das 9h, nas segundas-feiras, na Secretaria de Governo, prédio da prefeitura de Pelotas. Objetiva discutir e avaliar ações do Executivo e Legislativo.

Com participações da secretária e vereadora licenciada, Míriam Marroni (PT), dos vereadores Ronaldo Quadrado (PT), Ivan Duarte (PT), Jurandir Silva (PSoL) e Fernanda Miranda (PSoL) e poucos assessores.

Reunião de ontem foi tensa, forte e, em determinados momentos, de alterações de voz para maior. Foi a primeira após a entrega do relatório/parecer do vereador Marcos Ferreira (União Brasil) sobre o caso da vereadora Fernanda Miranda (PSoL), flagrada pela Brigada Militar portando dois cigarros de maconha no Carnaval.

Contrariedade

O indicativo, como sanção, de suspensão do mandato por 60 dias, não agradou o governo. As expectativas e conversas apontavam para advertência.

Na primeira versão do relatório, a suspensão proposta foi de 30 dias. Após foi alterada para 60 dias e assim protocolada.

Míriam Marroni cobrou dos vereadores ações para reverter a punição. Houve muitas argumentações.

A vereadora Fernanda Miranda também falou e não escondeu seu descontentamento. Com essas e outras palavras, afirmou que o relatório do vereador Marcos Ferreira a prejudicava e que o governo estava dando para ele uma secretaria.

OBS: governo do qual o seu partido, PSoL, faz parte, tendo a vice-prefeita Daniela Brizolara e dezenas de outros cargos em vários escalões.

Pressão

Um dos participantes da reunião diz ao Espeto que o aqui escrito na segunda-feira está correto.

Confirmou os dois nomes, um do Executivo e outro do Legislativo, que iniciaram e continuarão conversando com os demais vereadores para mudar a punição.

Um presidente de partido também conversou com o Espeto. Sorrindo, após a pergunta se já teria sido procurado, apenas disse que houve conversas.

Especulação

Por que o vereador Marcos Ferreira (União Brasil) ainda não foi empossado como secretário de Habitação e Regularização Fundiária?

O motivo seria o encaminhamento de punição à vereadora Fernanda Miranda, com a suspensão de seu mandato, por 60 dias? É bem provável.

Nas conversas realizadas entre junho e julho, com a reaproximação com o grupo de vereadores da oposição, um primeiro acordo foi selado.

O vereador Marcos Ferreira, ele como agente político, assumiria o comando da Secretaria de Habitação. Para outros vereadores, foram assegurados 40 cargos de confiança.

O número exclui os vereadores do PT e PSoL, talvez o PSB, que já possuem indicações. Outros partidos também tem, como o PP e o Cidadania, mas poderiam ser aquinhoados.

Cada vereador pode – ou poderá – fazer duas ou três indicações.

Espeto inicia movimento para saber quantos cada vereador e/ou partido já indicou. Os nomes e funções não interessam e serão preservados.

Espalhe a notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PNFPB Install PWA using share icon

For IOS and IPAD browsers, Install PWA using add to home screen in ios safari browser or add to dock option in macos safari browser