Situação
Depois da renuncia de Halley de Souza, candidato do PT a prefeito do Rio Grande, mais um capítulo na eleição deste ano.
Agora envolve o prefeito e candidato à reeleição, Fábio Branco(MDB). Justiça Eleitoral indefere o pedido para registro de sua candidatura.
O Juiz Eleitoral Fernando Carneiro da Rosa Aranalde julga procedente a Ação de Impugnação de Registro de Candidatura, proposto pelo Ministério Público Eleitoral, com base no artigo 1′, Inciso I, Alínea I, da Lei Complementar 64/90.
Fábio Branco é o candidato a prefeito pela coligação Rio Grande não pode parar, formada por MDB, União Brasil, Republicanos, Podemos, PP, PRD e Federação PSDB/Cidadania.
Posição
Em vídeo com 34 segundos de duração postado nas redes sociais, Fábio Branco manifesta sua contrariedade com a decisão.
Afirma: “Mais uma vez estão tentando me tirar do jogo. Isso nunca deu certo. Recebi a decisão da Justiça Eleitoral de Primeira Instância, ao indeferir minha candidatura, contrariando o que diz o STF, não existindo elementos necessários para o indeferimento”.
Segue: “Informo que vamos recorrer dessa decisão, mantendo nossa campanha firme e forte. Eleitor do Rio Grande, a nossa caminhada continua, pelo bem da nossa cidade. A mudança tem que seguir”.
Antes
Fábio Branco era o prefeito entre 2001 e 2004 e candidato à reeleição. Houve um desfile de novas ambulâncias pelas ruas da cidade e Fábio foi acusado de estar presente, o que é proibido pela legislação.
Mesmo com os recursos interpostos, ele não pode concorrer. Às pressas, seu substituto foi o então deputado estadual e líder do governo Rigotto na Assembleia Legislativa, Janir Branco. Que venceu a eleição e foi prefeito entre 2005 e 2009.