Resposta

Já encaminhado ao Poder Judiciário o parecer da Câmara de Vereadores sobre o Mandado de Segurança contra a aprovação da Resolução 18/2025. Ela teve iniciativa da Mesa Diretora.

O Mandado de Segurança foi impetrado pelos vereadores Ivan Duarte (PT) e Ronaldo Quadrado (PT) e pela vereadora Marisa Schwarzer (PSDB).

Eles buscam a anulação da aprovação  da Resolução, na semana passada. Ela altera o Código de Ética e Decoro Parlamentar para vedar a divulgação de conteúdos sensacionalistas e incompatíveis com o decoro parlamentar, em redes sociais vinculadas aos vereadores.

Ivan, Ronaldo e Marisa consideram a Resolução 18/2025 uma afronta a democracia e tentativa de censura nas manifestações dos vereadores.

O presidente Carlos Júnior (PSD) foi intimado na segunda-feira com o indicativo de prazo para sua manifestação, o que ocorreu hoje. O processo tramita na 4′ Vara Cível Especializada em Fazenda Pública no Foro de Pelotas.

Presidente responde ao Judiciário sobre a Resolução 18/2025

No encaminhamento da resposta, a Assessoria Jurídica da Câmara diz entender que tal Resolução ainda não está aprovada e, portando, sem validade.

Ela foi protocolada e teve tramitação  com aprovação em Primeira Discussão. Os três vereadores apontam que a tramitação feriu o Regimento Interno.

Também na resposta encaminhada, é esclarecido que para ter efeito legal, ela precisa ser aprovada em Redação Final.

Há a possibilidade de, quando da nova votação, o texto ser rejeitado e, então, arquivafo. Sem vigência legal.

Espalhe a notícia:

Um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PNFPB Install PWA using share icon

For IOS and IPAD browsers, Install PWA using add to home screen in ios safari browser or add to dock option in macos safari browser