Recado
A mais recente movimentação da Frente Ampla, é a divulgação de um vídeo nas redes sociais.
Ele tem 2 minutos e 45 segundos. Sua locução é feita por voz masculina, até agora não apresentada em outros registros. Começa com o número 50,0026%, percentual de votos recebidos pela chapa Multi.
É dito que a chapa (Multi) que se autointitula vencedora atingiu, no segundo turno aquele percentual de votos. Faz contas e aponta que seriam 50% mais um voto necessários para vencer o pleito.
Dúvidas
Comenta ser o resultado inconclusivo, lembrando a auditoria dos votos dos estudantes. Reclama que a chapa da situação age como um rolo compressor e que a Frente Ampla venceu entre professores e técnicos administrativos.
Denuncia que a auditoria não segue porque a atual gestão se nega a fornecer dados, considerados imprescindíveis para tal.
É lembrada a falta de avaliação do processo, como a lacração digital das urnas e outros dados técnicos e critérios.
Alunos
Mais uma vez é lembrado que 1.069 estudantes tiveram o direito de votar negado. “Seus nomes simplesmente não constaram na urna online de votação”, afirma a narrativa.
Também denuncia manobras e irregularidades da atual gestão, como o uso da máquina da UFPel na troca de senhas às vésperas da votação e o fornecimento de links errados no dia do pleito.
Encaminha o encerramento com a frase: “Fica comprometida a integridade democrática da UFPel”. Indica, ainda, que o dossiê pode ser acessado no endereço @frenteamplaufpel no Instagram.
Ausência
Nada foi dito sobre a decisão de judicializacão do resultado da Consulta Informal e da reunião do Conselho Universitário.
Também nada é explicado sobre a liminar concedida e posteriormente cassada pela Justiça Federal em Rio Grande, a respeito da participação dos estudantes e sobre a recente viagem de Julieta Fripp à Brasília.