Realidade
Com o já conhecimento da estrutura administrativa da prefeitura, as definições de extinções das assessorias especiais e criação de outras secretarias, nomes começam a surgir.
Como sempre ressaltado e reforçado pelo vereador Jurandir Silva(PSoL), a citação de nomes para ocuparem cargos são, hoje, especulações. Sigamos, então, com as especulações.
Não sem antes lembrar que, 20 anos após deixar o comando da prefeitura de Pelotas, o PT não apresenta renovação em seus quadros para os cargos disponíveis.
Por isso, não será surpresa a indicação de nomes que estiveram no governo no período 2001/2004. Também não será surpresa a participação de partidos de fora da coligação, em pastas consideradas não estratégias por PT e PSoL.
Possibildades
A principal especulação está no nome do advogado Salvador Mandagará Martins(PT), para a Secretaria de Governo.
É nome da total confiança do prefeito eleito Fernando Marroni(PT). Está na coordenação da equipe de transição e, no primeiro governo, foi Procurador Geral do Município.
Já a hoje vice-prefeita eleita Daniela Brizolara(PSoL), entra nas especulações. Além da prerrogativa constitucional de substituir, no caso, o prefeito em seus impedimentos, tem mais duas possibilidades.
A primeira e mais forte, está na titularidade da futura Secretaria de Igualdade Racial, bandeira permanente dos dois partidos e um dos pilares da recente campanha.
A segunda possibilidade seria a titularidade da Secretaria de Cultura com busca da manutenção e do resgate do segmento na cultura pelotense e inserção regional.
Daniela é professora e poderia ter indicação para a Secretaria de Educação. Hoje, no entanto, dentro do PT o sonho de consumo para o cargo é o do professor e ex-reitor da UFPel, Mauro del Pino.