Realidade
Comitiva de prefeitos, vereadores e outras lideranças da zona sul encerram hoje suas agendas em Brasília. Retorno aos municípios amanhã.
A pauta foi extensa com encaminhamentos diversos. Além de projetos de interesse comum, pleitos específicos para cada município.
A pauta principal esteve relacionada com o Polo Rodoviário Pelotas, hoje com 457 quilômetros, envolvendo as BRs-116 (Jaguarão/Cristal) e 392 (Rio Grande/Santana da Boa Vista).
Na reunião realizada no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes Terrestres (DNIT), informações técnicas sobre a situação do Polo e tentativas de prefeitos em indicar a concessionária Ecovias Sul para continuar ou não.
Fora
Na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), conversa objetiva e definidora da posição do Governo Federal.
Na Secretaria Nacional de Transportes, no Ministério dos Transportes, os prefeitos ouviram que não há mais condições para a continuidade da ex-Ecosul.
Foi ratificado aos prefeios que o DNIT assumirá a manutenção das rodovias do Polo a partir de 3 de março do ano que vem, quando o contrato firmado irá expirar.
Da mesma forma, foi dito que na semana que vem estará pronto, no Ministério, o plano para a nova fase do Polo Pelotas.
E que as audiências públicas começarão a ser realizadas e que as licitações, para os quatro lotes já definidos, serão realizados no segundo semestre de 2026.