Povo

Na tribuna da Câmara de Pelotas, vereador Ronaldo Quadrado (PT) anuncia que implantará, em seu mandato, o projeto Emendas Participativas.

Segundo ele, será uma forma de discutir com a população, o destino dos recursos das emendas impositivas que cada vereador tem direito. Para este ano, o valor é próximo de R$ 1,5 milhão. 

Vereador anuncia emendas participativas e confunde datas sobre o Orçamento Participativo. Foto: Arquivo/SE

O petista arremata ao afirmar que haverá a decisão popular sobre a aplicação e interesse do dinheiro público. Interessante e válida sua iniciativa.

Antes

Sujeito a possíveis críticas. Na mesma manifestação, Quadrado afirmou que foi o então prefeito de Porto Alegre, Olívio Dutra (PT), que implantou o Orçamento Participativo no estado.

Ex-prefeito e ex-governador Olívio Dutra (PT)

Olívio foi eleito prefeito em 1988 e cumpriu o mandato entre 1989 e 1992. Com todo o respeito, a afirmação do petista não corresponde com o que aconteceu.

Dirceu Carneiro (PMDB) na Câmara dos Deputados

O precursor, talvez em nível nacional, sobre a participação da população em decisões orçamentárias, foi o ex-prefeito de Lages, Santa Catarina, Dirceu Carneiro (MDB). Ele foi prefeito entre 1/2/1977 a 14/5/1982. Depois elegeu-se deputado federal e senador.

Dirceu Carneiro fora da vida pública

Ao ser feito prefeito de Pelotas em 1982, Bernardo de Souza(PMDB) à época, apresentou a proposta ao povo pelotense.

Ex- prefeito Bernardo de Souza

Ele foi executado através dos conselhos de bairros e colônia e a definição dos investimentos ocorria em uma grande reunião, no chamado Conselhão.

Então, antes de Olívio Dutra em Porto Alegre, o Orçamento Participativo marcou presenças em Lages e em Pelotas. Talvez, também em outras cidades mas, certamente, não nasceu com o PT.

Espalhe a notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PNFPB Install PWA using share icon

For IOS and IPAD browsers, Install PWA using add to home screen in ios safari browser or add to dock option in macos safari browser