Novidade
Está criado na estrutura do Partido Socialista Brasileiro (PSB) em Pelotas, o Núcleo de Estudos Socialistas.
Surge em momento em que o cenário político está marcado por divergências internas, reposicionamentos e tensões dentro do campo progressista.
A formalização ocorreu ontem, 22 de novembro, com o encaminhamento de documento à direção estadual do partido. Não é informado se o mesmo procedimento ocorreu em relação ao diretório municipal.
Objetiva, entre outros pontos, reorganizar, fortalecer e qualificar o debate político interno, reafirmando o compromisso histórico do partido com a democracia, a participação popular e a educação política.

Ambiente
Ainda é dito que o Núcleo surge como um espaço estruturante e permanente para garantir que o PSB continue atuando de forma alinhada aos seus princípios programáticos, especialmente em um momento em que o ambiente local político passa por instabilidades e disputas narrativas.

Para coordenar o Núcleo foi escolhido Rogério Salazar, secretário de Obras do município, e hoje, desafeto político do presidente do diretório, vereador César Brisolara.
Salazar é secretário na cota do prefeito Fernando Marroni (PT). Na formação do secretariado, Salazar e Brisolara ainda mantiveram bons contatos. As divergências começaram com as indicações para cargos na Secretaria de Obras.
Entre os integrantes do Núcleo há o entendimento de que o PSB tem papel fundamental em uma gestão como a atual, em Pelotas e projeções para as eleições do ano que vem.
Nos signatários do documento de criação do Núcleo de Estudos Socialistas, estão Rogério Salazar, o ex-secretário de Esporte, Lazer e Juventude, Pablo Salomão e outros filiados como Natã, Wagner, Thiago, Henrique, Bruna, Darlene e Ruhan.

