Magnificência
Para não dizer que os assuntos referentes a sucessão na Reitoria da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) caíram no esquecimento, vamos lá…
Se não for hoje, expirará amanhã o prazo de 10 dias determinado pelo Juiz Federal Substituto da 2′ Vara Federal, em Grande, Eric de Moraes, para apresentação de documentos quanto a validade da representação dos alunos no Conselho Universitário.
Avaliações
Um dos contatos do Espeto para assuntos da eleição na UFPel, envia e-mail. Faz considerações e projeções sobre o que ainda acontece.
Comenta: “Pelo andar da carruagem, parece que a Reitoria da UFPel está apostando na derrubada da liminar, pois do contrário já teria convocado eleição secreta para refazer a representação discente (estudantes) no CONSUN (Conselho Universitário)”.
Complementa: “Concordo com o Observador Atento, quanto ao resultado a ser mantido, caso a liminar seja derrubada. Porém, com a devida vênia, permito-me discordar da outra possibilidade (nova eleição), pelas seguintes razões:
1 – A sentença não manda apenas “descontar” os votos discentes; ela “suspende os efeitos de tal participação”. Portanto, será nulo qualquer ato decorrente da reunião como um todo.
2 – Como a reunião (realizada em 11 de outubro) foi instalada com quórum irregular, serão nulas todas as suas deliberações, além da votação propriamente dita.
3 – A Lei determina a feitura de “lista tríplice”, através do voto “uninominal”. E como um dos nomes (Aline Paliga) da lista recebeu apenas um voto, existe a possibilidade de ser o voto de aluno, uma irregularidade suficiente para refazer toda a lista.
Recado
Já chegou aos principais ouvidos de ocupantes de cargos na Reitoria e dos integrantes das duas chapas – Multi e Frente Ampla – mensagem de interlocutores do Palácio do Planalto.
O presidente Lula(PT) irá nomear para ser a próxima reitora da UFPel, a candidata mais votada. Não repetirá a mesma decisão tomada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro(PL) que nomeou o segundo nome da lista tríplice Isabela Fernandes Andrade, preterindo o mais votado, Paulo Ferreira Júnior.
Situação
Em isto ocorrendo, o quadro é o seguinte:
1 – Se a liminar cair, Úrsula Rosa da Silva fica com 34 votos, Julieta Carriconde Fripp com 25 e Aline Paliga com 1.
2 – Se for mantida a não contabilização dos votos dos estudantes, Úrsula fica com 27, Julieta com 25 e Aline com 1.
3 – Ainda não é discutida a realização de uma nova eleição o que, em tese, se apresenta pouco provável.
Prazo
Se apresenta pouco provável em função do que determina a legislação vigente.
É determinado que a lista tríplice deve ser encaminhada em até 60 dias antes do término do mandato vigente.
Isabela Andrade será reitora até 8 de janeiro de 2025. Então, até o dia 8 de novembro, os três nomes devem chegar ao Ministério da Educação.