Magnificência

Mais um capítulo na ainda polêmica Consulta Informal para a Reitoria da UFPel no período de 2025 a 2028. Como esperado, divulgada nota do Conselho de Entidades de Base(CEB), Representativa dos estudantes.

São várias assinaturas signatárias, sendo as principais do presidente Rafael Oliveira Alves e da vice, Isadora de Ramos Menezes Winkler. A nota é endereçada ao Conselho Universitário e a Reitoria.

O documento tem nove parágrafos, onde a posição dos estudantes sobre os polêmicos debates e desdobramentos. Ao final, está escrito: Reitora eleita é reitora nomeada.

Posicionamento

Os estudantes denunciam que, na reunião de 26 de setembro, representantes da Junta/COE, dos sindicatos ADUFPel e ASUFPel, colocaram em dúvida a integridade da Consulta Informal, levantando questionamentos sobre a urna online dos estudantes.  Para eles, já foram elucidados.

Afirmam que a reunião se transformou em um verdadeiro ataque à legitimidade do voto estudantil.

Entre aspas e em negrito: “A exposição internacional dos estudantes teve o objetivo inequívoco  de deslegitinar a participação dessa categoria no processo”. Indicam que a reunião foi filmada.

Segue a nota: “…( os estudantes) perceberam uma organização para deslegitimar os votos de quase 8 mil estudantes, decidiram, de forma unânime, se retirar da reunião e o processo eleitoral, para os estudantes, acabou”.

No parágrafo 5′ está escrito: “Declaramos que qualquer decisão  tomada pela Junta e pela Comissão Eleitoral, a partir do momento de nossa retirada (26/9/2024 às 20h45min) é ilegítima, não contando com qualquer representação estudantil. Qualquer resultado que não reconheça os votos das urnas, tal como registrados até o segundo turno, configura um golpe ao processo democrático”.

Por fim, registram que não reconhecem empates, não reconhecem um terceiro turno, ainda mais somente para estudantes. “Não há mais necessidade de novas etapas no processo, apenas a proclamação da chapa vitoriosa e o esperado respeito do Conselho Universitário, com o resultado obtido nas urnas”.

Espalhe a notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *