Magnificência

Pois quando tudo parecia encaminhar-se para uma sequência tranquila no processo eleitoral na UFPel, com as datas de 29 e 30 de agosto para o primeiro turno e 17 e 18 de setembro para o segundo, eis que…

Documento

… surge um novo e-mail encaminhado pela direção da Associação dos Servidores, para Rafael Rutz, chefe de gabinete da Reitoria. Também para outras entidades e setores vinculados à UFPel,.data de 20 de agosto de 2024, postado às 9h.

Cobrança

Na postagem, a ASUFPel cobra o recebimento, até o dia 20, terça-feira,  o acesso aos dados de votantes, para poder anunciar o calendário da Consulta Informal.

Ameaça

Transcrição do segundo parágrafo: “Portanto, não tendo ocorrido retorno ao nosso último e-mail, transmitimos a manifestação já realizada em reunião ontem que: permanecendo o atual cenário, sem a disponibilização dos dados de e-mail referentes à categoria que terá votação online (estudantes), que impede a verificação sobre a fidedignidade dos endereços de e-mail que receberão as credenciais de votação na Consulta Informal,  demandará o acionamento de observadores externos, como Polícia Federal(PF) e a Justiça Eleitoral.”

Desconfiança

Cumprindo agenda em Brasília, a reitora Isabela Fernandes Andrade, recebeu, leu e não gostou. Diz que recebeu “com perplexidade um e-mail” da direção da ASUFPel. Aponta ela “evidente interesse enviesado de colocar o processo de Consulta Informal, conduzido pela COE (composta pelas três entidades representativas) em suspeição e que afronta a autonomia universitária”.

Cooperação

Isabela Andrade aponta ter atendido todos os pleitos encaminhados pela Comissão Organizadora Eleitoral.  Inclusive contato com a Universidade Federal da Ciência da Saúde de Porto Alegre para envio de dados dos estudantes diretamente à ela para uso do seu sistema online de votação, o que foi feito na segunda-feira, dia 19.

Autoridade

Transcrição do quarto parágrafo da nota da Reitora: “Não aceitarei que essa narrativa falsa chegue à comunidade sem resposta, colocando em risco o compromisso que temos com a democracia.  Como presidente do CONSUN e Reitora desta Instituição, não posso tolerar uma ameaça à autonomia universitária com o uso de forças externas como a Polícia Federal, como dito explicitamente em e-mail da Direção da ASUFPel”.

Espalhe a notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PNFPB Install PWA using share icon

For IOS and IPAD browsers, Install PWA using add to home screen in ios safari browser or add to dock option in macos safari browser