Luso

Representativa e emocionante as comemorações do 10 de Junho, quando são celebrados o Dia de Portugal, o Dia de Camões e o Dia das Comunidades Portuguesas.

Em Pelotas, os atos ocorreram no Largo de Portugal e na Sala de Honra da sede campestre do Centro Português 1′ de Dezembro, com a liderança do presidente Eduardo Gil Carreira.

Comendador Francisco Serra e o presidente do Centro Português 1′ de Dezembro, Eduardo Carreira junto ao busto de Camões no Largo de Portugal

Pela manhã houve a deposição da Coroa de Flores no busto de Luiz de Camões, no Largo de Portugal. O orador foi Francisco Serra, Comendador e Cônsul Honorário de Portugal em Pelotas, que abordou aspectos da vida do Príncipe dos Poetas. Convidados também ouviram as execuções dos hinos de Portugal e do Brasil.

Membros do Conselho de Administração da Gestão do Centenário 2025/2026, Marlon Porto, Regina Fiss, Eduardo Carreira e Sérgio Terra.

À noite, na Sala de Honra da sede campestre, a recepção se deu com um  quadro de Camões e um histórico exemplar de Os Lusíadas entreaberto.

Na sequência,  a professora e escritora Inalva Fróes proferiu palestra sobre a vida e obra de Camões. Após foi feita explanação pela Vice-presidente Cultural, Regina Fiss, sobre os tapetes arraiolo, característicos de Portugal.

Eduardo Carreira e a professora e historiadora Inalva Fróes junto ao quadro e Camões e o livro Os Lusíadas.

Foi feita homenagem ao atleta do Projeto Remar para o Futuro, João Pedro Milgarejo, único sobrevivente do acidente com a equipe de remadores.

Atleta João Pedro Milgarejo foi homenageado

A noite cívico/cultural foi completamentada com apresentação da Banda da Brigada Militar CRPO Sul, com a execução dos hinos dos dois países e a música Uma Casa Portuguesa.

Mesa dos trabalhos na Sala de Honra da sede campestre.

No encerramento, a apresentação do Coral do Centro Português, regido pelo maestro Marcelo Mendonça e coquetel de confraternização.

Coral do Centro Português regido pelo maestro Marcelo Mendonça.
Banda do CRPO Sul da Brigada Militar e executou os hinos de Portugal e do Brasil e apresentou a canção Uma Casa Portuguesa. Fotos: Divulgação CP
Espalhe a notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PNFPB Install PWA using share icon

For IOS and IPAD browsers, Install PWA using add to home screen in ios safari browser or add to dock option in macos safari browser