Luso
Representativa e emocionante as comemorações do 10 de Junho, quando são celebrados o Dia de Portugal, o Dia de Camões e o Dia das Comunidades Portuguesas.
Em Pelotas, os atos ocorreram no Largo de Portugal e na Sala de Honra da sede campestre do Centro Português 1′ de Dezembro, com a liderança do presidente Eduardo Gil Carreira.

Pela manhã houve a deposição da Coroa de Flores no busto de Luiz de Camões, no Largo de Portugal. O orador foi Francisco Serra, Comendador e Cônsul Honorário de Portugal em Pelotas, que abordou aspectos da vida do Príncipe dos Poetas. Convidados também ouviram as execuções dos hinos de Portugal e do Brasil.

À noite, na Sala de Honra da sede campestre, a recepção se deu com um quadro de Camões e um histórico exemplar de Os Lusíadas entreaberto.
Na sequência, a professora e escritora Inalva Fróes proferiu palestra sobre a vida e obra de Camões. Após foi feita explanação pela Vice-presidente Cultural, Regina Fiss, sobre os tapetes arraiolo, característicos de Portugal.

Foi feita homenagem ao atleta do Projeto Remar para o Futuro, João Pedro Milgarejo, único sobrevivente do acidente com a equipe de remadores.

A noite cívico/cultural foi completamentada com apresentação da Banda da Brigada Militar CRPO Sul, com a execução dos hinos dos dois países e a música Uma Casa Portuguesa.

No encerramento, a apresentação do Coral do Centro Português, regido pelo maestro Marcelo Mendonça e coquetel de confraternização.

