Grupo
Esperado para hoje à tarde, o anúncio do futuro secretariado da administração PT/PSoL em Pelotas. Pelos eleitos prefeito Fernando Marroni (PT), pela vice-prefeita Daniela Brizolara(PSoL) e dirigentes partidários.
Espeto ressalta que os nomes a seguir divulgados, afora os três já confirmados, estão todos em caráter de especulação.
Sem falsa modéstia, os três nomes já anunciados pelo prefeito Marroni(PT), foram aqui especulados. Os demais seguem na mesma condição.
Os nomes confirmados são os de Mauro del Pino para a Educação, Angela Moreira Vitória para a Saúde e Raquel Nebel na Assistência Social.
Mauro del Pino foi secretário de Educação no primeiro governo de Marroni. Angela Vitória é professora da Medicina da UFPel e presidente do PT em Pelotas e Raquel Nebel é a atual titular da pasta e tem bom trânsito junto ao PSoL.
Nas especulações temos Salvador Martins para a Secretaria de Governo, Elemar Wohjan ou Beto da Z/3 no Desenvolvimento Rural ou os dois juntos na mesma pasta, como secretário e secretário-adjunto.
Reginaldo Bacci(PDT) pode ser secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação e, com menor possibilidade, secretário da Fazenda. A pasta pode ter nome do PP.
O apoio do MDB no segundo turno renderá a continuidade de Vagner Rodrigues em cargo de chefia, dificilmente a presidência do Terminal Rodoviário.
O arquiteto e ex-vereador Paulo Oppa Ribeiro(PT) é nome para a Secretaria de Habitação. Toni Cleff(PT), vai para a Secretaria de Obras, cargo que já ocupou no governo anterior.
Para a Secretaria dos Serviços Urbanos, duas especulações: o ex-vereador e ex-secretário Milton Martins(PT) ou professor Otávio, vinculado à UFPel.
O engenheiro Horácio Passos de Oliveira é opção para a Secretaria de Trânsito, cargo também já ocupado. A Procuradora de carreira, Cristiane Grequi Cardoso pode ser a titular da Procuradoria Geral do Município.
O nome desejado pelo prefeito Fernando Marroni(PT) para a Secretaria de Igualdade Racial é o do ex-vereador e hoje chefe do gabinete do vereador Paulo Coitinho (Cidadania), Luís Carlos Mattozo.
Para a Secretaria de Comunicação, além de Lúcio Barreto, que trabalhou com Marroni na Assembleia Legislativa, outro nome especulado é o da jornalista Gabriela Mazza.
A especulação chega na Secretaria da Mulher, com o nome da advogada Paula Cardoso(PSB), indicada pelo vereador Cesinha(PSB). Também pode ser opção para a Secretaria de Cultura.
Nesta, a quase certeza de presença de representantes do Grupo Tholl. Talvez até na titularidade da pasta.
A vice-prefeita Daniela Brizolara (PSoL) manifestou interesse em assumir a Secretaria de Cultura. Em conversas internas, o prefeito Fernando Marroni firmou posição no sentido de Daniela desempenhar a pleno a função de vice.
Na Secretaria de Qualidade Ambiental, o nome do vereador Jurandir Silva(PSoL) segue na pauta. Se for confirmado, abre vaga para o primeiro suplente Júlio Moura (Rede Sustentabilidade) que, no segundo turno,abriu apoio para Marciano Perondi(PL). Sandro Miranda pode ser opção.
Especulação: teria ocorrido conversas sobre o tema. Se Jurandir for secretário e Júlio vereador, este assumiria o compromisso de não ser oposição. Caso contrário, Jurandir volta à Câmara. Sandro Miranda é outra opção.
Para o Sanep, o nome preferencial é o de Nilo Goulart (PT), servidor de carreira da Caixa Federal e que já ocupou a presidência da autarquia. Nilo se aposenta em maio da Caixa.
Para a Secretaria de Defesa Civil, o nome mais forte hoje é o do ex-vereador, ex-presidente do PT e presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Alimentação, Lair de Mattos(PT)
Para o PP, talvez a continuidade no comando do Terminal Rodoviário. Através do vereador Michel Promove, teria ocorrido a sondagem para o comando da Secretaria da Saúde.
A psicóloga Yá Sandralee(PT), ex-candidata a vice-prefeita com Ivan Duarte e candidata a vereadora na recente eleição, teve seu nome indicado para a Secretaria da Mulher.
A hoje vereadora Carla Cassais(PT), não reeleita, é cotada para cargo na Secretaria de Educação. Vai depender da sua situação no Centro de Professores do Estado, que terá eleições em breve.