Fora
Ex- prefeita Paula Mascarenhas acaba de comunicar sua desfiliação do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). Não indica seu futuro partidário mas, pelo até agora feito, deverá ser o Partido Social Democrata (PSD).

Paula lembra uma década de filiação ao PSDB, quando obteve dois mandatos como prefeita de Pelotas, a presidência do diretório estadual e a uma das vice-presidências nacional.
Aponta ela uma profunda reflexão e faz agradecimentos. Paula ressalta que a composição da nova direção nomeada no estado, é formada majoritariamente por pessoas que, nos últimos meses, “dedicaram-se a me combater internamente com métodos que rejeito”, tornando insustentável a sua permanência.
Fala ainda em “guerra de guerrilha” e que esta forma de fazer política, “não me representa”.
Paula Mascarenhas lembra o falecido ex-prefeito Bernardo de Souza que, quando mudava de partido, dizia “estou mudando para não mudar” e reafirma suas convicções que continuarão inabaláveis.
Caminho
Se mantida a coerência política/partidária, a próxima filiação de Paula será o PSD, partido ao qual o governador Eduardo Leite é filiado.
Paula chegou na política através de Bernardo de Souza, então no PSB e depois no PPS. Foi chefe do seu gabinete na Assembleia Legislativa.
Pelo PPS foi candidata a vice-prefeita de Eduardo Leite, então no PSDB. Os dois foram eleitos.
Com a decisão de Eduardo em não concorrer à reeleição, Paula torna-se o nome para sucedê-lo. Para tanto, trocou o PPS pelo PSDB. Foi eleita e reeleita prefeita.
Paula hoje é, no governo do estado, Secretária Extraordinária de Assuntos Institucionais.
Seu desejo, hoje, é concorrer à deputada estadual. Como Eduardo Leite será candidato a algum cargo majoritário no ano que vem, a lógica indica nova dobradinha, agora pelo PSD.

Hoje, em tese, o partido – PSD – não tem nome local para disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa. O vereador Carlos Júnior descarta tal possibilidade.

