Fluxo
Também para o projeto de duplicação da BR-116, entre Guaíba e Pelotas, o 2024 se encerra. Foram mais quilômetros liberados nos dois sentidos.
No Lote 1, em Guaíba, foram liberados mais seis quilômetros, concluídos pelo Dnit após a saída do Batalhão de Engenharia do Exército. Faltam oito quilômetros na área urbana para concluir o trecho.
Nos Lotes 2 e 4, toda a duplicação está concluída.
No Lote 3, falta um quilômetro no acesso à Tapes, incluindo o viaduto.
No Lote 5, em Camaquã, faltam duplicar cinco quilômetros no acesso principal e o Trevo da Pompéia também está sem duplicação. Entre Camaquã e Cristal foram liberados 3,5 quilômetros e tem mais 2,5 em obras.
O Lote 6, na área de Cristal, está em obras. O ritmo é normal e o trecho está sem pavimentação. A área urbana será concluída em 2025.
No mesmo lote, a nova ponte sobre o rio Camaquã também segue em obras e sua conclusão é esperada para setembro de 2025.
No Lote 7, falta a conclusão do viaduto de acesso à São Lourenço do Sul. A conclusão é prevista para entre março e abril de 2025.
O Lote 8, entre São Lourenço do Sul e Turuçu tem mais 6,5 quilômetros liberados.
No Lote 9, falta a duplicação do trecho na balança do Retiro.
O Lote 10, na área urbana e contorno de Pelotas, está concluído.
Dos 211 quilômetros do projeto de duplicação da BR-116, 180 estão prontos faltando, portanto, 31. Todo o projeto deverá estar concluído em 2026.
Para 2025, as principais liberações previstas são a ponte sobre o rio Camaquã, o viaduto da Pompéia e o viaduto de São Lourenço do Sul.
Para 2026, a finalização será de oito quilômetros em Guaíba, um quilômetro em Tapes, 1,5 quilômetro em Camaquã e 4,5 quilômetros em Cristal.