Entidade
Por email Espeto recebe o Ofício n’ 048/2025, com data de 23 de junho de 2025. São seis parágrafos, em duas folhas, com a assinatura do presidente Tiago Botelho Domingues, ao final da segunda.
No primeiro, é feita a contestação ao escrito no dia 20/6, sobre a vinculação de dirigentes da entidade, ligados a partidos de oposição. No último parágrafo, requerem retratação de forma pública indicando que a afirmativa não condiz com a verdade e realidade do Sindicato.
Em nome da liberdade de expressão, ainda vigente no país e assegurada pelas Lei de Imprensa e Constituição Federal, o Espeto comenta o ofício recebido. Não deseja e não quer polemizar, não faz retratação que, legalmente, só pode ser determinada pela Justiça, e registra os pontos indicados pela entidade.
“Esclarecemos que o Simp jamais foi comandado por partidos políticos, sejam eles quais forem”, é dito no início do segundo parágrafo. Dizem não ser verdadeira a afirmativa. Reconhecem, no entanto, que servidores como qualquer cidadão, têm o seu direito democrático de filiar-se ou não a qualquer partido.
Afirma o Ofício 48/2025: “… a instituição Sindicato dos Municipários de Pelotas não tem vinculação partidária ou mesmo compromisso com partidos políticos, mas única e exclusivamente com a defesa intransigente dos direitos dos servidores municipais”. Lembra que a direção é eleita pelos sócios, que podem ter vinculações partidárias ou não.
Aponta ser a entidade apartidária pela realização dos debates com os candidatos a prefeito. Também registra que os últimos três presidentes não terem filiação partidária.
Enaltece a imparcialidade com ações e denúncias em relação ao atual governo e presença em audiências públicas promovidas pela Câmara.
Registro e esclarecimento feitos.