Companheiros
Iniciado às 9h da manhã de hoje, vai até às 17h, o Processo de Eleição Direta (PED) do Partido dos Trabalhadores (PT). Tudo acontece na Casa do Trabalhador, na Rua Santa Cruz, quase esquina com a Rua Dr. Cassiano.

O prefeito Fernando Marroni chegou para votar perto das 10h, coincidindo com a presença do Espeto. Levou um sorinho.

Em Pelotas são cerca de quatro mil filiados aptos para votar e as projeções indicam participação de cerca de dois mil.
São quatro chapas inscritas, sendo que três tem candidato para presidente do diretório municipal. O candidato da situação é Lucas Cunha e os da oposição são os vereadores Ronaldo Quadrado e Ivan Duarte.
Os filiados terão seis votos para marcar na cédula eleitoral. São votos para presidente nacional, chapa nacional, presidente estadual, chapa estadual, presidente municipal e chapa municipal.
Se a organização do PED petista busca a perfeição, o trabalho é para ser. Nas mesas de registro de presença, há um representante das chapas para a devida conferência, além de fiscais volantes de cada uma delas.

A projeção da coordenação da eleição indica que o resultado, em Pelotas, deverá ser conhecido a partir das 21h.
A composição do futuro diretório, com a proporcionalidade entre as chapas, pode ser conhecida hoje. No entanto, a nova executiva, com nove membros, será definida até os primeiros dias de agosto. A posse tem que ocorrer até 14 de setembro.