Catraca
Ao falar na tribuna, na sessão de hoje na Câmara, o vereador Jurandir Silva (PSoL) defendeu a implantação da tarifa zero para o transporte coletivo em Pelotas.
De início, registrou estar falando única e exclusivamente em nome do seu mandato Afirmou ser contra o recente reajuste nas tarifas.
Segundo ele, trata-se de um serviço caro, insuficiente, com ônibus ultrapassados e falta de itinerários e horários para atender a população. “Esta é a nossa realidade. É uma situação complicada para o usuário”, apontou.
Silva comentou pesquisas que apontam a queda na utilização do sistema, o crescimento dos aplicativos, indicou culpa de gestores anteriores, a licitação feita e a ausência do Conselho Municipal de Transporte.
Entende o líder do governo ser necessário um debate sobre um transporte coletivo democrático, com outras propostas e modelos. A tarifa zero entra na pauta.
Afirma ele que esse sistema vem avançando no país. Aponta o subsídio para manter a tarifa mais baixa, a instituição de um Fundo Municipal de Transporte, vale transporte e taxa de mobilidade urbana.


