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Para discutir os impactos e o futuro das rodovias do Polo Pelotas, a Assembleia Legislativa realizará audiência pública em 9 de dezembro, às 13h30min.
Ela é proposta pelo deputado estadual Marcus Vinícius Almeida(PP), presidente da Frente Parlamentar da Metade Sul, em conjunto com o deputado federal Afonso Hamm(PP), presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Duplicação da BR-116.
O encontro terá presença de representantes do DNIT, Tribunal de Contas da União, Ministério da Justiça, Câmara dos Deputados, lideranças políticas e empresariais da zona sul.
De acordo com Marcus Vinicius, será feita uma avaliação da situação atual e os procedimentos para a realização da nova licitação. O contrato com a Ecosul termina em março de 2026.
Há determinação do Governo Federal para que, num prazo de 90 dias, seja apresentado o cronograma para a nova licitação.
Hoje a tarifa paga nas cinco praças de pedágio nas BRs 116 e 392, é considerada a mais cara do Brasil, com valor de R$ 19,60 para veículos leves e o mesmo valor por eixo de caminhões.
São 457,3 quilômetros de rodovias federais na BR-116, entre Câmara e Jaguarão e na BR-392, entre Santana da Boa Vista e Rio Grande. No contrato original, constavam cerca de 200 quilômetros entre Pelotas e Bagé, na BR-293, e que foram devolvidos em função de terem sido considerados deficitários.
O contrato da Ecosul para administrar o Polo Pelotas, foi assinado em 1998 e teve prorrogação até 2026 feita em 2000.