Articulações

Não será surpresa para o Espeto se a curto prazo, a bancada do União Brasil seja extinta na Câmara de Vereadores de Pelotas.

O condicional “se” vincula-se a anunciada formação da Federação entre o União Brasil e o Partido Progressitas (PP). Os primeiros passos, em Brasília, já foram dados.

Se a Federação for confirmada, o entendimento dos integrantes do União é que o partido, em uma ou duas eleições, não mais terá representatividade parlamentar. Isto porque os votos recebidos também seriam computados para o PP, que sempre tem legenda mais alta.

O assunto, até agora, vem sendo tratado em reuniões internas. O indicativo é forte.

Os três vereadores do União Brasil em Pelotas se declarariam independentes até que aja um posicionamento da Justiça Eleitoral sobre, especificamente a partir da formação de uma Federação e, em não havendo concordância dos detentores de mandatos, ser aberta uma “janela especial” para a troca de partido, sem o risco de perder o mandato.

Se essa “janela especial” não for aberta, o período legal para a troca de partido é abril de 2028, ano da próxima eleição municipal.

Os três vereadores do União Brasil em Pelotas serão Cristiano Silva, Marcos Ferreira e Rafael Dutra.

Futuro

Nas mesmas conversas, está o indicativo de terem o mesmo comportamento o deputado federal Luiz Carlos Busatto ( presidente estadual do partido) e os deputados estaduais Dirceu Franciscon e Aluísio Glassmann.

Hoje, se a troca de partido fosse segura e sem riscos, os vereadores Cristiano, Marcola e Rafael, iriam para o Republicanos.

Espalhe a notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PNFPB Install PWA using share icon

For IOS and IPAD browsers, Install PWA using add to home screen in ios safari browser or add to dock option in macos safari browser