Conversas
Definidos os e as 21 vereadores e vereadoras para a legislatura 2025/2028, estão iniciadas as tratativas para a definição da Mesa Diretora. São cinco cargos, o presidente, dois vices e dois secretários.
Em tese e na composição das bancadas, a partir dos resultados de 6 de outubro, está clara a divisão entre situação e oposição.
Nos números e levando em conta apenas as questões partidárias e ideológicas, a futura situação terá dois vereadores do PT, um do PV, dois do PSoL e um do PSB. Hoje seriam seis.
Na oposição, somente pelo resultado das urnas, seriam 15, a saber: dois do PL, quatro do PSD, três do PP, três do União e três do PSDB. No papel.
Tratativas
Enquanto os integrantes do grupo que venceu a eleição para prefeito e vice, definem as conversas como “construção”, dentro da Câmara, a palavra é outra, “negociação”.
E esta negociação passará por dois nomes, o prefeito eleito Fernando Marroni(PT) e pelo vereador reeleito Jurandir Silva(PSoL). Uma conversa com vereadores da próxima legislatura ocorrerá em seguida.
Bancadas
O poder de convencimento dos futuros líderes da administração municipal, será colocado à prova e em xeque.
Se assim acontecer, a situação pode ser revertida. A futura oposição teria oito nomes e a futura situação ficaria com 13. Sugestivo.
Na construção e/ou negociação para tais definições, passam indicações de nomes para o secretariado e cargos no segundo e terceiro escalões. Também, e principalmente, para os cerca de 40 cargos para nomeação na Câmara.
Poder
Quem está com a bola cheia e com muito prestígio com o prefeito eleito, Fernando Marroni(PT) e com a vice-prefeita eleita, Daniela Brizolara (PSoL), é o vereador reeleito Jurandir Silva(PSoL).

Ele tem participado das principais reuniões feitas e integra a comissão de transição da chapa vencedora.
Seu nome, hoje, é o preferido do grupo para disputar a presidência da Câmara. Para viabilizar tal possibilidade, as “construções e negociações” deverão ser bem abrangentes.
Pelo lado da hoje futura oposição, o nome que começa a ser especulado para a presidência em 2025 é o do vereador reeleito Carlos Júnior(PSD). Ele teve seu nome indicado para ser presidente no terceiro ano dessa legislatura, mas o eleito foi César Brisolara(PSB).

O nome do vereador Michel Promove(PP) também é especulado mas, hoje, com remotas chances.
