Conversas

Definidos os e as 21 vereadores e vereadoras para a legislatura 2025/2028, estão iniciadas as tratativas para a definição da Mesa Diretora. São cinco cargos, o presidente, dois vices e dois secretários.

Em tese e na composição das bancadas, a partir dos resultados de 6 de outubro, está clara a divisão entre situação e oposição.

Nos números e levando em conta apenas as questões partidárias e ideológicas, a futura situação terá dois vereadores do PT, um do PV, dois do PSoL e um do PSB. Hoje seriam seis.

Na oposição, somente pelo resultado das urnas, seriam 15, a saber: dois do PL, quatro do PSD, três do PP, três do União e três do PSDB.  No papel.

Tratativas

Enquanto os integrantes do grupo que venceu a eleição para prefeito e vice, definem as conversas como “construção”, dentro da Câmara, a palavra é outra, “negociação”.

E esta negociação passará por dois nomes, o prefeito eleito Fernando Marroni(PT) e pelo vereador reeleito Jurandir Silva(PSoL). Uma conversa com vereadores da próxima legislatura ocorrerá em seguida.

Bancadas

O poder de convencimento dos futuros líderes da administração municipal, será colocado à prova e em xeque.

Se assim acontecer, a situação pode ser revertida. A futura oposição teria oito nomes e a futura situação ficaria com 13. Sugestivo.

Na construção e/ou negociação para tais definições, passam indicações de nomes para o secretariado e cargos no segundo e terceiro escalões. Também, e principalmente, para os cerca de 40 cargos para nomeação na Câmara.

Poder

Quem está com a bola cheia e com muito prestígio com o prefeito eleito, Fernando Marroni(PT) e com a vice-prefeita eleita, Daniela Brizolara (PSoL), é o vereador reeleito Jurandir Silva(PSoL).

Jurandir Silva(PSoL) cotado para presidir a Câmara em 2025.

Ele tem participado das principais reuniões feitas e integra a comissão de transição da chapa vencedora.

Seu nome, hoje, é o preferido do grupo para disputar a presidência da Câmara. Para viabilizar tal possibilidade, as “construções e negociações” deverão ser bem abrangentes.

Pelo lado da hoje futura oposição, o nome que começa a ser especulado para a presidência em 2025 é o do vereador reeleito Carlos Júnior(PSD). Ele teve seu nome indicado para ser presidente no terceiro ano dessa legislatura, mas o eleito foi César Brisolara(PSB).

Carlos Júnior (PSD)

O nome do vereador Michel Promove(PP) também é especulado mas, hoje, com remotas chances.

Michel Promove(PP)
Espalhe a notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PNFPB Install PWA using share icon

For IOS and IPAD browsers, Install PWA using add to home screen in ios safari browser or add to dock option in macos safari browser