Trocas
Duas mudanças no secretariado do prefeito Fernando Marroni (PT). Diego Gonçalves (PT) assume a Secretaria de Governo e Tony Sechi (PSB) é o novo titular da Secretaria de Comunicação.
Os anúncios foram feitos hoje à tarde e propiciam avaliações e especulações.
Oficialmente Míriam Marroni está de licença médica por 30 dias. O motivo foi uma cirurgia. Interinamente, Pedro Bittencourt Jr (PT) era o titular da pasta.
Se Míriam fosse retornar para o comando da Secretaria, Bittencourt seguiria na interinidade. Não deverá acontecer.
Míriam Marroni é o nome preferido do PT para concorrer à deputada estadual, em dobradinha com a deputada federal Maria do Rosário.

Para tanto precisa retornar à Câmara. Se voltar, concorre. Se voltar, sai o suplente e presidente do PT em Pelotas, Ronaldo Quadrado.
Diego Gonçalves foi coordenador da bancada do PT na Câmara e estava como diretor executivo da Secretaria de Urbanismo. Também integrou o conselho político do deputado estadual Adão Pretto Filho.
A saída do publicitário Lúcio Barreto da Secretaria de Comunicação, salvo outros motivos, se dá por questões eminentemente profissionais.
Eleito prefeito, Fernando Marroni justificou a criação da pasta diante da necessidade do Executivo, de comunicar-se. A chegada do novo titular, mesmo não sendo da área, tentará oxigenar o setor.
Tem também o componente político/partidário, que também deve ser avaliado.

Tony Sechi é um dos integrantes do grupo de filiados ao PSB que recentemente criou o Grupo de Estudos Políticos.
Sechi está ligado ao secretário de Obras e Pavimentação, Rogério Salazar. Os dois não mantém boas relações com o vereador César Brisolara, também presidente do partido.
A chegada de Tony Sechi ao governo PT/PSoL fortalece a oposição ao presidente e ratifica o entendimento do governo em consolidar suas relações estaduais e nacionais com o PSB, colocando em segundo plano a relação com a bancada na Câmara.

