Centenário
Sucesso total a comemoração dos 100 anos de fundação do Centro Português 1′ de Dezembro e dos 40 anos do Rancho Folclórico em Pelotas.
O salão principal da sede campestre lotou para acompanhar a programação elaborada. A saudação aos presentes foi feita pelo presidente Eduardo Gil Carreira.

Foi lida a Ata de Fundação do Centro, em 24 de janeiro de 1926, oriundo da fusão entre o Congresso Português 1′ de Dezembro e o Grêmio Republicano Português.
Nas manifestações, além do presidente Eduardo Carreira, falaram Jorge da Fonseca, Conselheiro de Embaixada e titular do Vice-Consulado de Portugal em Porto Alegre e o Comendador, Cônsul Honorário e presidente da Comissão dos 100 Anos, Francisco José Leal Serra.

Reconhecimento
Um dos pontos de destaque da noite foi a oficialização da denominação da sede campestr e todo o seu complexo, com o nome do falecido ex-presidente Fernando Teixeira Brites.

Foi descerrada a placa pelos diretores e por familiares de Brites, a viúva Inah, os filhos Paulo e Nelson e netos. Em suas manifestações, os filhos lembraram o amor e compromisso do pai com as muitas atividades da colônia portuguesa em Pelotas, registrando a Sociedade de Beneficência.

A sede localizada à beira do Arroio Pelotas é denominada Aníbal Vidal.
A atração musical foi o Grupo Alma Lusitana Fado e Música. Sua atuação já tem 20 anos.

Francisco Serra e Tânia brindaram os presentes interpretando com alegria e participação, a música Uma Casa Portuguesa, Com Certeza.

Receberam homenagens os ex-presidentes, diretores, integrantes do Rancho Folclórico e tituladas de várias categorias.
O Parabéns ao Centro Português foi cantado pelos presentes e o bolo comemorativo servido.


