Safra

Produtores e industriais de pêssego em Pelotas estão com agenda marcada com o prefeito Fernando Marroni (PT), às 16h30min de hoje.

Na pauta a safra 2025/2026 e o preço praticado, que apresenta uma redução de 30% em relação a safra 2024/2025.

Pomares terão boa produção na safra 2025/2026. Foto: Pomar Schramm

O tema foi comentado na tribuna da Câmara pelo vereador Éder Blank (PSD), recebendo apoio do vereador Cristiano Silva (União Brasil).

Blank relatou que entre os objetivos da reunião, está o apoio de Marroni para que o Governo Federal, através da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) faça aquisição da fruta tanto in natura como em conserva/calda.

“Essa iniciativa garantiria um preço justo e adequado ao custo de produção hoje praticado no mercado. Também ofereceria, para cardápios de escolas, por exemplo, um complemento na merenda escolar”, sugere Blank.

Fruta com custo de produção inferior ao do ano passado.

Vereador Cristiano Silva complementou a fala do colega apontando que, hoje, o pêssego Tipo 1 é cotado a R$ 2,10 o quilo, enquanto que o Tipo 2 fica em R$ 1,85, representando a redução de 30% em relação a safra passada, não cobrindo os custos.

Espalhe a notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PNFPB Install PWA using share icon

For IOS and IPAD browsers, Install PWA using add to home screen in ios safari browser or add to dock option in macos safari browser